TCC - Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica moderna e efetiva, que trabalha os pensamentos, sentimentos e emoções, que influenciam o comportamento humano. Geralmente é de curto prazo e focada em ajudar os clientes com um problema específico. Durante o processo terapêutico o cliente aprende a identificar e alterar padrões de pensamentos perturbadores e destrutivos que influenciam de forma negativa seu comportamento, causando mal estar e até patologias.
A demanda a ser trabalhada é a partir da perspectiva do cliente, de acordo com o que ele julga ser relevante para sua vida, seja na área familiar, afetiva, profissional, financeira ou social, o foco é em ajudá-lo a se sentir e se comportar de forma funcional, visando aproveitar o máximo de seu potencial e qualidades. Quando o atendimento é infantil os objetivos terapêuticos são discutidos com os pais, e dependendo da idade da criança ela participa de forma ativa também nessa escolha.
A TCC também trabalha com psicoeducação que é um meio de trazer informações sistemáticas e didáticas, a cerca de seu quadro clínico e/ou também de capacitar o cliente para lidar com situações e questões práticas colocadas de acordo com a sua demanda.
Essa é uma abordagem “dinâmica” que capacita o cliente para lidar com situações de sua vida diária, manejando de forma eficiente suas emoções, sentimentos e pensamentos, o que resulta em um comportamento saudável e funcional.
Indicações para o uso da TCC:
- Ansiedade Generalizada;
- Medos e Fobias (de dirigir, de avião, de agulha, de animais, de elevador, de sangue, etc.)
- Síndrome de Pânico;
- Dependência Química e Adições de forma geral;
- Depressão;
- TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo);
- Transtorno Bipolar e outros;
- Baixa Autoestima;
- TOD (Transtorno Opositor Desafiador);
- TDA e TDAH;
- Autismo;
- Obesidade e Transtornos alimentares;
- Problemas conjugais e/ou familiares;
- Problemas financeiros;
- Entre outros.