PSICOTERAPIA PARA ADOLESCENTE
A adolescência é uma fase de muitas mudanças, sendo biológicas, psicológicas e sociais. São experimentadas muitas sensações diferentes, surgem novas regras, aprendizados, transformações corporais; período marcado por crises e permeado por conflitos, vivenciando o adolescente oscilação de humor, sentimentos de fragilidade, impotência, generosidade, agressividade e medo.
O psicólogo busca criar um espaço acolhedor, um espaço “neutro”, com o objetivo de fazer o adolescente sentir-se compreendido. A psicoterapia favorece a reflexão sobre as mudanças que o adolescente está vivenciando, possibilitando o autoconhecimento e, assim, uma gestão mais adequada sobre seus conflitos. É um espaço para pensar sobre sua nova condição de existir e sentir-se acompanhado nesse momento de mudanças, o que pode lhe possibilitar amadurecimento e desenvolvimento pessoal. Além de ser um espaço de suporte para a família do adolescente, que muitas vezes não sabe como agir diante de algumas atitudes, dessa forma o psicólogo pode orientar os pais sobre qual a melhor forma de se comunicar com o adolescente nesse momento que muitas vezes é de conflito. Lembrando que a escolha do profissional nessa fase tem que ser de acordo com a empatia dos pais e do adolescente principalmente, pois o jovem precisa se sentir seguro para se abrir e ingressar no processo terapêutico.
Abaixo estão algumas maneiras de saber se seu filho pode precisar de um acompanhamento psicológico:
- Mudanças de humor e comportamento que chamem sua atenção;
- Mudança no rendimento escolar;
- Sintomas Físicos (Energia baixa, mudanças na alimentação e no sono, dores de estômago freqüentes, dores de cabeça, dores nas costas e, negligência da aparência pessoal e higiene);
- Isolamento constante;
- Auto-medicação;
- Conflitos com familiares e/ou amigos;
- Se você reparar alguns destes sinais, entre outros, na dúvida procure um profissional para que ele possa avaliar e ver se tem ou não a necessidade de uma intervenção psicológica.