TERAPIA FAMILIAR
A Terapia Familiar é indicada quando existe uma desarmonia familiar, crise ou uma falta de habilidade dos membros em se comunicarem, causando assim um sofrimento psíquico. Um dos objetivos da terapia é construir e desenvolver um diálogo, onde a família possa resolver suas questões de forma saudável, respeitando a individualidade de cada um.
Normalmente a sessão é realizada com toda a família ou com os membros mais afetados ou interessados no processo, é comum que um ou mais membros não queira participar inicialmente do processo, isso não impede de ser feita uma terapia na perspectiva familiar, podemos trabalhar com os interessados e por consequências algumas mudanças alcançaram os demais familiares, pois trabalhamos de uma forma sistêmica.
ALGUNS INDICATIVOS QUE A FAMÍLIA PRECISA DE TERAPIA:
- Inabilidade dos pais colocarem limites sobre os filhos;
- Crise financeira;
- Isolamento entre todos os membros (“cada um no seu canto”);
- Irritabilidade e tensão na interação;
- Dificuldade de aceitação da sexualidade de um dos membros;
- Dificuldades para os membros da família se respeitarem;
- Tentativas de resolver o problema resultando em mais brigas e ressentimentos;
- Entre outros.
O principal objetivo da Psicoterapia Familiar é apoiar na resolução de conflitos familiares, harmonizando o relacionamento e o clima familiar. Os conflitos são tratados durante a sessão, e então novas formas de se relacionar são experimentadas, bem como são testados seus efeitos positivos na família.